Tudo pronto para o Fundinho Festival 2025: 12 horas de jazz e blues

Dois dias para vivenciar a música, a cultura e a gastronomia no bairro mais tradicional da cidade
Uberlândia se prepara para receber a nona edição do Fundinho Festival, que acontece neste fim de semana, 5 e 6 de setembro, na Praça Clarimundo Carneiro. Serão 12 horas de música, com nove atrações nacionais, regionais, locais e uma internacional, em uma grande celebração do jazz e do blues. O evento é gratuito.
Este ano, o festival marca também os 100 anos do Coreto Municipal Ladário Teixeira, patrimônio histórico e cultural da cidade. A programação começa na sexta-feira (5), das 18h às 23h, e continua no sábado (6), das 16h às 23h.
O Fundinho Festival é realizado pela Moinho Cultural, com patrocínio da Bem Brasil Alimentos e do Sistema Martins, e apoio do Instituto Unimed Uberlândia. O evento é executado por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura/Prefeitura de Uberlândia e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura/Governo de Minas Gerais.
“Chegamos à nona edição com a alegria de ver o festival consolidado no calendário cultural de Uberlândia. O público vai encontrar uma estrutura preparada para receber a todos com conforto, segurança e inclusão. Mais do que um evento, o Fundinho Festival é um ponto de encontro da cidade com sua história, com a boa música e com a gastronomia – marcas registradas do bairro”, afirma Marcelo Mamede, coordenador do festival.
“Em todas as edições do Fundinho Festival são selecionadas atrações que demonstram as diversas sonoridades do Jazz e do Blues, e como elas se relacionam com outros gêneros musicais. O evento apresentará músicos e grupos já consagrados, com longas trajetórias, ao lado da nova geração que vem se despontando no cenário, com grande afinco e potência, passeando assim do tradicional ao contemporâneo, ao mesmo tempo que traz uma pitada latino-americana para apimentar ainda mais a festa!”, destaca Marcus Tulius Morais, diretor de Programação, que também é um dos curadores do festival ao lado de Jack Will, Marcelo Mamede e Maurício Winckler.
Estrutura
Além dos shows, o público poderá aproveitar a tradicional Vila Gastronômica, com diversas opções de comidas e bebidas. Mesas e cadeiras serão disponibilizadas para maior comodidade, e o evento contará com banheiros químicos, lavabos, brigadistas, seguranças e profissionais de limpeza.
O Fundinho Festival reforça seu compromisso com a acessibilidade. O evento contará com banheiros adaptados, espaço de atendimento prioritário para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e pais com crianças de colo, e a programação contará com intérprete de Libras e audiodescrição ao vivo.
Programação
5/9 – sexta-feira
18h – Sax do Cerrado (UDI-MG)
19h – Pedro Ferreira convida Udi Big Band (UDI-MG)
20h – Caru de Souza (RJ) & Black Bone Blues Band (UDI-MG)
21h30 – Josiel Konrad (RJ)
6/9 – sábado
16h – Carolina Emília & Grupo (Uberaba – MG)
17h30 – Pedro Borges Quarteto (UDI-MG)
18h30 – Ministério Groove (UDI-MG)
20h – Gonzalo Gomes (La Paz – Bolívia) & Blenio Blues Band (Carmo do Paranaíba – MG)
21h30 – Blues Etílicos (RJ)
Sobre a Moinho Cultural
Fundada há 20 anos, a Moinho Cultural é uma produtora que atende empresas patrocinadoras, agências de Publicidade e de Relações Públicas com a disponibilização de projetos próprios para patrocínio e também criação de projetos sob medida, sempre alinhados às estratégias de comunicação do cliente, gerando entregas de qualidade que favoreçam a visibilidade, fortalecimento e reputação de marca. Além do Fundinho Festival – Jazz e Blues, possui em seu portfólio projetos de sucesso, como: Cine Família na Praça; Diversão e Arte: Música para Crianças de Todas as Idades; Festival de Inverno da Serra da Canastra; Araxá Festival – Jazz e Blues; e Expresso Literário, totalizando 60 eventos realizados em 26 diferentes municípios, para um público de cerca de 187 mil pessoas.
Sobre a Bem Brasil
A Bem Brasil é uma indústria 100% brasileira de batatas e outros alimentos congelados, fundada em 2006, e pioneira na atividade. São duas unidades fabris no Triângulo Mineiro: em Araxá e Perdizes, que geram mais de 1.300 empregos diretos e 4 mil indiretos. A marca é líder isolada em presença de batata nos lares brasileiros e tem um mix com mais de 20 produtos, que contam com o reconhecimento do mercado por sua qualidade. Ao longo dos anos a empresa conquistou diversos prêmios por excelência em segurança de alimentos e gestão de pessoas e se destaca pela sua atuação sustentável e pela aplicação de padrões elevados de governança e responsabilidade socioambiental. Conheça mais em: https://bembrasil.ind.br/
Sobre o Sistema Martins
O Martins foi fundado em dezembro de 1953 e desde lá construímos uma história de sucesso incomparável, tornando-nos uma referência na distribuição e no apoio ao desenvolvimento do varejo brasileiro. Ao longo da nossa trajetória e com a diversificação e crescimento da atuação em todas as regiões do país, assumimos o papel de integrador da cadeia de consumo. A partir dessa realidade, a estratégia do Martins foi organizar-se em um sistema – o Sistema Martins (SIM) – que atendesse às necessidades dos pequenos empreendedores, levando para todo o país soluções e oportunidades para capacitar, desenvolver e dar competitividade a esses varejistas. Conheça mais em: https://www.martinsatacado.com.br
Sobre o Instituto Unimed Uberlândia
O Instituto Unimed Uberlândia é uma associação sem fins lucrativos, que nasceu para cuidar da comunidade, promover a sustentabilidade e impulsionar o desenvolvimento humano. Seus programas dialogam com as frentes de saúde, educação e voluntariado, além do investimento em cultura e esporte, por meio do patrocínio de projetos via leis de incentivos fiscais. Conheça mais em: www.institutounimeduberlandia.coop.br
Fotografia: Roberto Chacur