A importância da pronúncia para uma comunicação eficaz do inglês

A importância da pronúncia para uma comunicação eficaz do inglês

Aprender inglês vai além do domínio da gramática e vocabulário. Um dos pontos mais cruciais para a comunicação eficaz é a pronúncia. A forma como as palavras são articuladas pode ser determinante para que uma mensagem seja compreendida ou, ao contrário, gere mal-entendidos.

De acordo com estudos da Universidade de Cambridge, até 60% das falhas de compreensão em conversas entre falantes não nativos acontecem por causa da pronúncia incorreta e não por falta de vocabulário. Isso mostra o quanto a clareza ao falar pode impactar a comunicação em situações reais, desde entrevistas de emprego até uma reunião internacional.

Segundo Vanessa Faria, gerente da unidade da Casa Thomas Jefferson em Uberlândia muitos estudantes ‘negligenciam’ a prática da pronúncia, mas é justamente ela que garante clareza e confiança ao se comunicar. “Saber a palavra correta não é suficiente. Se a pronúncia não está bem trabalhada, o interlocutor pode não entender o que está sendo dito. Por isso, no ensino do inglês, o treino da fala e da entonação deve caminhar lado a lado com o aprendizado gramatical”, destaca Vanessa.

Ela destaca ainda que a escola utiliza atividades práticas para estimular o aluno a desenvolver fluência e naturalidade. “É como a música: não basta saber a letra, é preciso acertar o tom e o ritmo para ser entendido”, completa.

Ao olhar para o inglês como ferramenta de comunicação global, a pronúncia se revela não apenas como um detalhe, mas como a chave para abrir portas em qualquer contexto profissional, acadêmico ou cultural. Mais do que falar, é ser compreendido. E, nesse ponto, o investimento no aperfeiçoamento da fala torna-se um diferencial competitivo para quem deseja se destacar em um mercado cada vez mais conectado.

UDICULT

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *