Como otimizar o aprendizado de uma nova língua?
Dominar um segundo ou terceiro idioma deixou de ser um diferencial para se tornar uma competência obrigatória em um mercado globalizado. No entanto, o desafio atual é conciliar essa necessidade com a escassez de tempo. Diante desse cenário, surge a questão: como tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e acelerado?
Para alcançar a fluência, é preciso olhar além dos livros didáticos. A ciência mostra que práticas como a repetição e um ensino baseado em contexto, agrupamento de vocabulário, integração sensorial, ensino explícito da fonética e experiências reais da língua são alguns dos métodos que também facilitam o aprendizado de uma nova língua.
A neuropsicóloga e psicóloga escolar da Casa Thomas Jefferson, Patrícia Villa, enfatiza que a qualidade da exposição ao idioma é determinante. Segundo ela, a excelência na fluência e na fonética do professor é vital, pois os maiores ganhos neurais acontecem justamente nessa interação direta. “Os benefícios neurais ocorrem durante o contato do aluno com os professores”, explica.
A Neuropsicologia é uma peça-chave nesse processo, pois decifra como o cérebro humano processa a linguagem, armazena memórias e como fatores como motivação, atenção e emoções influenciam a retenção do conteúdo.
Ainda segundo Patrícia, cada indivíduo aprende de uma forma única, e a personalização do ensino é uma das maiores aliadas da performance. “Vemos isso, por exemplo, com alunos cinestésicos. Eles aprendem melhor quando há movimento envolvido. Por isso, incentivamos atividades que tirem o aluno da inércia. Nas unidades da Casa Thomas Jefferson, o Maker Space é o ambiente ideal para isso, onde o aprendizado acontece por meio da experimentação prática”, explica.
Por fim, a especialista aponta que o sucesso nos estudos também depende da identificação precoce de dificuldades individuais. “Com esse diagnóstico, é possível, de forma estratégica, aplicar métodos e ferramentas desenvolvidos que contribuam para potencializar seus resultados”, finaliza.

