O PALÁCIO DOS LEÕES RUGE BELEZA

Carlos Franco
O Palácio dos Leões, principal cartão-postal de Uberlândia, completa 105 anos de história neste ano de 2022. Erguido no antigo cemitério da cidade que abrigou túmulos entre 1881 e 1915, sua obra começou 1916, quando o então prefeito João Rodrigues da Cunha contratou o empreiteiro e arquiteto Cipriano Del Fávero, que nasceu na Itália e se estabeleceu em São Paulo. Foi assim que o projeto ganhou vida, pois o prefeito de então queria um prédio que fosse marcante, fruto da soma de diversas influências de estilos com dois leões na porta de entrada e a mesma fachada no fundo da edificação.
O resultado foi uma edificação marcante, inaugurada em 1917, mesmo ano em que morreu Del Fávero, que não chegou a participar da entrega do prédio que abrigaria a Prefeitura, no andar térreo, e a Câmara de Vereadores, no segundo piso, mas o empreiteiro acabou, logo depois, virando nome de rua.
O prédio e o coreto que integra o conjunto arquitetônico erguidos sob o comando de Del Fávero, desde o início, tornaram-se ponto de referência da cidade e foi tombado em 1985, durante o mandato do prefeito Zaire Rezende, que mostrou enorme apreço pela cultura local e os seus marcos históricos agindo em prol da memória coletiva dos uberlandenses e também uberlandinos (aqueles escolheram a cidade para viver).
O local, desde 1994, abriga o Museu Municipal. Na entrada deste espaço, o visitante se depara com objetos, antigos mapas e aquilo que foi um dos primeiros povoamentos, a Fazenda São Francisco de Assis, de João Pereira da Rocha, pioneiro na ocupação das terras onde está situada a cidade de Uberlândia.
“São mais de 100 anos de história, muitas coisas foram vividas no Palácio dos Leões e ainda serão, o prédio é um marco de tudo que aconteceu em Uberlândia e hoje, como sede do Museu Municipal é o guardião de riquezas culturais e históricas que a nós pertence. Convidamos todos para que venha conhecer esse local que temos tanto orgulho de chamar de nosso”, destacou Mônica Debs, Secretária de Cultura e Turismo nas comemorações de 2021, quando o conjunto arquitetônico completou 104 anos.
O Palácio dos Leões possui horário de funcionamento para visitação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. As visitas são monitoradas e podem ser agendadas pelo telefone (34) 3214-0068. No local é aferida a temperatura dos frequentadores e é obrigatório o uso de máscara e distanciamento e as visitações serão limitadas a 20 pessoas por vez.