A projeção faz parte de um balanço da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), realizado em parceria com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e com a Offerwise Pesquisas. Segundo o levantamento, o feriado deve movimentar R$ 24,09 bilhões no comércio.
A pesquisa aponta que mais da metade (63%) das pessoas esperam comprar presentes para o Dia dos Pais em 2022. Dentre os entrevistados, 34% revelaram que desejam desembolsar o mesmo valor que em 2021, 29% esperam gastar mais, enquanto 26% planejam economizar.
A análise demonstrou que o valor médio dos gastos será de R$ 236,77 ao todo. Entre aqueles que pretendem gastar mais, 50% afirmaram que esperam comprar presentes melhores, 49% citaram a alta nos preços e 19% disseram que pretendem comprar mais presentes.
Diego Roque, responsável pela Ninja Brindes, empresa que atua com brindes promocionais, avalia de forma positiva a percepção dos brasileiros com relação às compras para a data. Para ele, após dois anos de pandemia da Covid-19, o próximo Dia dos Pais poderá ser um marco para o reencontro familiar no contexto de celebração da figura paterna.
“Embora ainda estejamos em um contexto de crise sanitária e econômica, com inflação em alta, já é possível que sejam promovidos encontros familiares, e isso pode motivar as pessoas a irem às compras para presentear seus pais. Então, a expectativa no comércio é boa”, afirma.