O ROCK AO PIANO DE BRUNO NAS ESTRADAS

Carlos Franco
Todo artista tem de ir aonde o povo está. Assim fala a canção imortalizada pelo mineiro Milton Nascimento. E povo, esse conceito tão amplo, inclui todas as tribos, todos os gêneros e todos os sentidos. É isso o que estimulou o paranaense Bruno Hrabovsky a pegar o seu Chevrolet Cobalt, colocar o piano elétrico dentro e sair cortando as estradas, alugando espaço e se apresentando com o show “Rock ao piano”.
Foi esse espetáculo que encheu de notas musicais o Ópera Bar, a mais nova opção de boa música em Uberlândia, no espaço que abriu as portas como Public, virou Sibipiruna (árvore que felizmente permanece frondosa em sua calçada) e foi mudando de nome até o atual, onde a turma da banda Venosa fez morada. Hoje, 17 de agosto de 2022, será a vez da plateia da escola de inglês Thomas Jefferson, em Uberlândia, ter contato com o talento deste curitibano apaixonado pelo que faz.
Se da avó materna que deixou a antiga Iugoslávia ainda criança e que se sente brasileira por inteiro, Bruno herdou o sobrenome difícil de pronunciar, do amor que uniu pais veio a paixão pelas bandas de rock clássico. Aos 6 anos, a descoberta do piano, das notas pulsantes de Beethoven às nuances técnicas de Bach e Chopin até que se sentisse à vontade para de ouvido, tirar no piano as notas do rock.
Como no meio do caminho entre os 6 anos e os 16, 17 anos, havia um momento de decisão, então ele ingressou no curso de Geologia da Universidade Federal do Paraná, mas não deixou o piano de lado. Concluído o curso, voltou a tocar. “Eu era tímido até que subi no palco e desde 2013 sigo tocando o estilo que sempre me calou fundo, o rock”. Foi assim que nasceu os primeiros espetáculos com a execução de canções do Queen, depois Pink Floyd e também os metais de bandas que sempre o fascinaram como a Metallica.
Em casa, para alegria dos pais, roqueiros clássicos, ele ainda executa os grandes nomes da música erudita, pois estes os ensinam a ter maior controle do instrumento e facilitam as inovações e arranjos com sofisticadas notas. Nas viagens, segue com o teclado elétrico, mas em casa e também em espaços onde o piano tradicional de madeira se faz presente, ele sempre prazer em apresentar o talento que, como os vinhos, vai se amadurecendo, ganhando corpo e identidade próprios.
Nessa turnê pelas cidades mineiras, já passou por algumas e ainda irá em outras num roteiro de musicalidade e alegria, compartilhando seu repertório e também vendendo o seu CD solo, um mergulho no rock que sempre encontrou nas estradas da vida, pedra por pedra, rolando pedras, aqueles versos nos quais o mineiro Milton Nascimento soltou a voz.
CONFIRA O ROTEIRO
17/08 Uberlândia, MG – Casa Thomas Jefferson
Rock ao Piano
18/08 Patos de Minas, MG – Teatro Leão de Formosa
Queen ao Piano
19/08 Divinópolis, MG – Teatro Gravatá
Queen ao Piano
20/08 DiamanƟna, MG – Teatro Santa Izabel
Queen ao Piano
21/08 Itabira, MG – Teatro da Fundação Cultural
Queen ao Piano
09/09 Frederico Westphalen, RS – Auditório da URI
Rock ao Piano
10/09 Concórdia, SC – Teatro Municipal
Queen ao Piano
15/09 Ijuí, RS – Auditório da Unijuí
Queen ao Piano
16/09 São Miguel do Oeste, SC – Restaurante Solaris
repertório livre
17/09 Medianeira, PR – CPC Arandurá
Queen ao Piano
23, 24 e 25/09 Vitória, ES – Palácio da Cultura Sônia Cabral
Queen ao Piano
29/09 Itajaí, SC – Teatro Municipal
Queen ao Piano
30/09 Lages, SC – Teatro Municipal Marajoara
Queen ao Piano
15/10 Pato Branco, PR – Teatro do SESI
Queen ao Piano
27/10 Goiânia, GO – Teatro Goiânia
Queen ao Piano
28/10 Brasília, DF – Casa Thomas Jefferson
Queen ao Piano
04/11 São Luís, MA – Teatro Arthur Azevedo
Queen ao Piano
18/11 CuriƟba, PR – Canal da Música
Pink Floyd ao Piano
10/12 CuriƟba, PR – Auditório Regina Casillo
Queen ao Piano
13/06 CuriƟba, PR – Teatro Guaíra
Rock ao Piano – especial 10 anos