Seminário de Educadores: inspiração e reconhecimento das boas práticas pedagógicas

Seminário de Educadores: inspiração e reconhecimento das boas práticas pedagógicas

No último dia 21 de setembro, educadores de diversas unidades do Gabarito Educação se reuniram para o Seminário de Práticas Partilhadas, um evento para professores e equipes pedagógicas que marcou o encerramento do Programa de Formação Continuada do ano.

O seminário, que já é uma tradição anual, tomou um novo rumo nos últimos dois anos, colocando os próprios professores no centro do palco, compartilhando suas práticas inovadoras e criativas.

O evento, realizado em Uberlândia, foi uma vitrine para atividades inspiradoras que ocorreram ao longo do ano letivo. O foco principal do seminário foi motivar e destacar essas iniciativas, por meio da criação de um banco de boas práticas, acessível a todos os educadores, fomentando a troca contínua de conhecimento..

Protagonismo dos Professores: um banco de boas práticas em crescimento
Uma das características marcantes do Seminário de Educadores foi a ênfase no protagonismo dos professores. Ao longo do ano, os educadores tiveram a oportunidade de compartilhar suas atividades inovadoras na plataforma online do Gabarito Educação. “É realmente inspirador ver como o Seminário de Educadores tem evoluído ao longo dos anos, especialmente olhando para os números deste ano. Ter mais de 100 postagens é uma conquista notável, especialmente considerando que no ano passado tivemos 97, e no ano anterior, 94. Agora, com mais de 200 postagens no nosso Banco de Boas Práticas, estamos oferecendo aos nossos professores um tesouro de conhecimento e criatividade para explorar. O mais incrível é que esse recurso valioso foi criado pelos próprios professores”, diz Poliana Diniz, Gestora Pedagógica do Gabarito Educação.

Os temas das postagens variam desde atividades de física lúdica até projetos educativos sobre abelhas e jornalismo improvável. Esse recurso se tornou uma fonte rica de inspiração e aprendizado, disponível para consulta por título, disciplina, nome do professor ou série.

Valorização e reconhecimento das práticas pedagógicas
Durante o seminário, os professores apresentaram suas atividades em rápidas sessões de três minutos, exibindo fotos e explicando suas metodologias. O evento não apenas proporcionou uma oportunidade para compartilhar ideias, mas também para reconhecer e valorizar o trabalho criativo e diferenciado dos educadores. Uma parte especial do seminário foi a premiação das práticas mais votadas.

Este ano, quatro práticas se destacaram:
– “Formação de Ondas Estacionárias”, apresentado por Marcos Diniz Rosa, da Unidade Rondon I (Ensino Médio), explorou conceitos físicos de forma lúdica.

– “Projeto Abelhas – Visita da Apicultora”, conduzido por Krycia Ramos, da Unidade Nicomedes (Educação Infantil), mergulhou nos mistérios da vida das abelhas, culminando em uma visita educativa.

– “Jornal Improvável”, uma atividade da Unidade Araxá (Ensino Fundamental I), liderada por Maira Soares da Conceição Martins Silva, envolveu os alunos na criação de notícias divertidas e improváveis, promovendo habilidades de comunicação e colaboração.

– “A carta como poesia: entre a escola e a família”, de Gabriel Capelossi Ferrone, da Unidade Uberaba (Ensino Médio), incentivou os alunos a valorizarem a literatura e a expressarem emoções através da escrita.

Incentivo à leitura e valorização da participação
Além das premiações, o evento incluiu um sorteio de vale livro para todos os participantes, encorajando não apenas a leitura, mas também reconhecendo o esforço e a participação de todos os educadores que contribuíram para o Banco de Boas Práticas.

O Seminário de Educadores não só celebrou a inovação na sala de aula, como ainda reforçou o compromisso do Gabarito Educação em valorizar e apoiar os educadores em suas jornadas pedagógicas, transformando ideias em ações tangíveis, que beneficiam tanto os professores quanto os alunos. “Este evento não apenas encerrou um ano de aprendizado e crescimento, mas também semeou as sementes para futuras práticas pedagógicas inspiradoras”, afirma Poliana.

UDICULT

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