Eficácia do atendimento da ENGIE aumenta índice de aprovação dos serviços

Eficácia do atendimento da ENGIE aumenta índice de aprovação dos serviços

Atuação do Centro de Controle Operacional da empresa se reverte na satisfação da população de Uberlândia (MG)

Acompanhamento constante, antecipação às solicitações dos moradores e atendimento rigoroso aos prazos contratuais. É assim que a ENGIE tem conseguido, ano a ano, melhorar consideravelmente os índices de satisfação da população, em relação aos serviços realizados, por meio da parceria público-privada (PPP) firmada com a  Prefeitura de Uberlândia (MG).

O setor responsável por receber as demandas da população, organizá-las logisticamente e enviar equipes às ruas é o CCO (Centro de Controle Operacional). Com uma média de nove ligações por dia, as solicitações dos usuários levam de 12 a 48 horas, no máximo, para serem atendidas, considerando o período que vai do acolhimento das informações (via canais de atendimento) até a conclusão e resolução do problema. Esse tempo varia, considerando alguns fatores.

De acordo com a última pesquisa encomendada pela ENGIE, feita em agosto deste ano, 77% das pessoas que precisaram dos serviços da companhia afirmaram estar  satisfeitas ou muito satisfeitas com o serviço de iluminação pública. Um percentual bastante positivo, se comparado com a primeira pesquisa realizada no mesmo mês, em 2020, quando entrou em vigor a PPP. Naquela época, apenas 35% dos problemas na rede de Iluminação Pública eram resolvidos em até 48 horas.

 

Qualidade dos serviços se reflete nas pesquisas de satisfação

Segundo Marcus Cunha, Diretor de Operações da ENGIE Soluções, o investimento em treinamento, a rapidez das equipes de atendimento e a capacidade em resolução de demandas são pontos importantes que levam à eficácia dos serviços e, automaticamente, à satisfação da população.

“Analisamos as notas que a população dá, identificamos as causas das avaliações negativas e buscamos melhorar esses pontos,  para que tenhamos a satisfação desejada”, afirma Cunha .

Tanto a eficiência no atendimento à população quanto o avanço no cronograma de modernização e expansão  da iluminação pública, com as luminárias de LED –  mais eficientes que as luminárias a vapor de sódio, contribuem para que a opinião pública seja positiva.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, realizada em agosto deste ano:

  • 63% dos entrevistados consideram o município bem iluminado, incluindo os espaços públicos;
  • 88% responderam que a própria rua onde moram é bem iluminada;
  • 7% tiveram problemas com iluminação pública nos 12 meses que antecederam a pesquisa.

Resultados bem diferentes dos coletados em 2020, quando a empresa  assumiu  os serviços. Naquela época, apenas 48% dos pesquisados se diziam  satisfeitos  com a iluminação da própria rua e 44% consideravam a cidade bem iluminada.

“Vamos dar continuidade na manutenção dos pontos e na expansão da iluminação pública conforme as demandas do município”, pontua o executivo da ENGIE , lembrando que, em mais de três anos de contrato, já foram feitas, aproximadamente, 83 mil trocas de luminárias comuns pelas de  LED.

Ao todo, 18 espaços públicos, históricos e culturais receberam a iluminação moderna. As vantagens da PPP vão além de  uma iluminação de qualidade. Elas se traduzem em  economia nos gastos públicos, segurança, valorização dos ativos imobiliários e qualidade de vida para os cidadãos.

Maria Geralda de Faria, contadora, moradora do bairro Oswaldo Rezende, há 20 anos, conta que a nova  iluminação gerou sensação de segurança.

“Notei a mudança na Avenida Raulino Cotta Pacheco, quando fizeram a troca  da iluminação. Nunca pude me permitir sentir medo de andar por lá porque essa avenida é a única via de ligação para minha casa. Mas, quando entrávamos no bairro, a situação era pior, era mais escuro. Hoje, com as lâmpadas de LED , sentimos menos medo, e se precisarmos passar por aqui, a pé tarde da noite, é possível, pois temos uma visibilidade maior da estrada. Ela ficou mais iluminada, e acho importante expandir para todos os bairros.”, relata Maria.

Com as  novas luminárias, a redução do  consumo de energia chega a mais de 50% e as lâmpadas duram  quase quatro vezes mais que as convencionais, podendo funcionar por 102 mil horas.

Isso sem falar na sustentabilidade, já que as lâmpadas de  LED dispensam a utilização de mercúrio, minimizando os  impactos negativos ao meio ambiente no momento do descarte. Além disso, o alumínio e o plástico das modernas luminárias são recicláveis.

Com a troca das luminárias, a previsão é que haja uma redução de cerca de 2 mil toneladas de gás carbônico por ano, colocando Uberlândia  no rol das cidades que contribuem com a descarbonização do planeta.

Para falar com a ENGIE, os canais são o aplicativo “Cidade Iluminada” e por meio do número 0800 006 1739.

 

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus quase 100 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. 

No Brasil, a ENGIE é a maior empresa de geração de energia 100% renovável, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas.

 

UDICULT

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