Gabarito Educação implementa programa Escola da Inteligência para desenvolver competências socioemocionais dos estudantes

Gabarito Educação implementa programa Escola da Inteligência para desenvolver competências socioemocionais dos estudantes

O Gabarito Educação, comprometido com a formação integral de seus alunos, anuncia a adoção do programa Escola da Inteligência a partir do próximo ano letivo. Essa iniciativa, idealizada pelo psiquiatra e escritor Dr. Augusto Cury, será implementada para estudantes dos anos iniciais, do 1º ao 5º ano, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioemocional, um componente curricular essencial estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O programa será aplicado em uma hora-aula semanal e visa ampliar o desenvolvimento de mais de 80 habilidades e competências, como autoconhecimento, gestão emocional, resolução de conflitos, além de melhorar o rendimento acadêmico e as relações interpessoais dos envolvidos.

Segundo Cecília Garcia Coelho Cardoso, diretora da Unidade Nicomedes do Gabarito Educação, “O principal objetivo do Gabarito com a adoção da Escola da Inteligência (EI) no ensino fundamental I é promover o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Com o programa, buscamos trabalhar habilidades como empatia, autocontrole, resiliência e gestão de emoções, contribuindo para uma formação integral”.

Destaques do Programa Escola da Inteligência
O programa Escola da Inteligência tem como intuito desenvolver:

– Gerenciamento das emoções: ensinar os alunos a reconhecerem e administrarem suas emoções;

– Melhoria no desempenho acadêmico: o foco no desenvolvimento socioemocional favorece o aprendizado cognitivo;

– Relações saudáveis: desenvolvimento de habilidades para promover convivência harmônica e soluções pacíficas para conflitos;

– Postura empreendedora e criativa: estímulo ao pensamento inovador e à capacidade de se reinventar;

– Prevenção a bullying e drogas: o programa oferece ferramentas que ajudam os alunos a lidarem com essas questões de maneira assertiva;

– Qualidade de vida: benefícios que se estendem de alunos a professores e familiares, promovendo uma educação mais humanizada e colaborativa.

Educação socioemocional em alinhamento com a BNCC
A educação socioemocional é um aspecto fundamental para o desenvolvimento pleno dos estudantes, conforme destacado pela BNCC. Pesquisas apontam que estudantes que recebem esse tipo de formação têm melhor desempenho acadêmico e são mais engajados em suas vidas pessoais e profissionais. A iniciativa do Gabarito Educação reforça seu compromisso com a construção de uma base sólida para o futuro de seus alunos, preparando-os para serem protagonistas de suas próprias histórias.

Expectativas e acompanhamento familiar
Para garantir o sucesso do programa, o acompanhamento das famílias será essencial. “Esperamos que o programa EI ajude os alunos a lidarem de forma mais equilibrada com os desafios diários, tanto no ambiente escolar quanto fora dele, favorecendo um crescimento emocional e social sólido. O acompanhamento das famílias será fundamental nesse processo, e, para incentivá-las, serão realizadas palestras, além do fornecimento de materiais e orientações para que os pais possam participar ativamente do desenvolvimento socioemocional de seus filhos, alinhando escola e família na construção desses valores”, explica Cecília.

Evento de apresentação
Uma palestra foi realizada em setembro, ao longo da qual pais e familiares dos alunos tiveram a oportunidade de conhecer os objetivos e os benefícios do programa. Durante o encontro, temas como resiliência, capacidade de tomada de decisão e autoconhecimento foram abordados, demonstrando a importância da parceria entre escola e família na formação de cidadãos emocionalmente saudáveis.

Reflexão do Dr. Augusto Cury sobre envelhecimento emocional
Segundo o idealizador do programa Escola da Inteligência, a sociedade atual enfrenta um processo acelerado de envelhecimento emocional, marcado pela dependência de aprovações externas e pela dificuldade de contemplar as pequenas alegrias da vida. “Uma pessoa envelhecida no território da emoção quer tudo rápido e pronto, ela não contempla o belo, não faz das pequenas coisas um espetáculo”, afirmou Cury. Ele alerta que essa aceleração do pensamento, impulsionada pela era digital, pode comprometer a saúde mental e a autonomia, levando à terceirização da felicidade e ao aumento da ansiedade.

Em contrapartida, por meio do programa Escola da Inteligência, os estudantes aprenderão a desacelerar e a construir um equilíbrio emocional que os capacitará a serem protagonistas de suas próprias histórias, reforçando a importância de se desconectar da dependência por estímulos externos e valorizar o autoconhecimento e a saúde emocional.

UDICULT

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