Perguntar Não Ofende: entrevistas de Luiz Fernando Quirino são editadas em livro
Criador da palavra “uberlandino”, jornalista atuou no rádio, na televisão e no jornal impresso
O Museu Virtual de Uberlândia, que faz um trabalho de preservação do patrimônio audiovisual da cidade, lança nessa semana o livro Perguntar não Ofende. A obra reúne 15 entrevistas feitas pelo jornalista Luiz Fernando Quirino para um programa de TV que tinha o mesmo nome. Entre 2001 e 2003, ele foi veiculado em TV aberta. No total, foram gravadas 65 entrevistas com várias personalidades locais.
O livro faz parte da série “Registros para Sempre”, editada pelo criador do Museu Virtual de Uberlândia, Celso Machado. Essa é a quarta edição: a primeira reuniu entrevistas de pessoas ligadas às artes, mídias e história local, gravadas com Celso Machado. A segunda, homenageou professores. A terceira, lançada em 2023, trouxe personagens dos distritos de Uberlândia: Martinésia, Tapuirama, Cruzeiro dos Peixotos e Miraporanga.
Luiz Fernando Quirino foi um jornalista que trabalhou em todas as mídias de seu tempo. Passou pelo rádio, jornal impresso e televisão. Morou em várias cidades, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e interior de São Paulo. Quando chegou a Uberlândia, já era um profissional respeitado no rádio nacional. O convite para trabalhar por aqui veio de outro jornalista veterano, Sérgio Martinelli.
O programa Perguntar não Ofende tinha um formato peculiar. Eram entrevistas com pessoas importantes da cidade, mas abordavam mais o lado humano, com perguntas sobre infância, adolescência, namoros, brincadeiras na rua. A transcrição das entrevistas respeitou a oralidade das perguntas e respostas, o que confere ao livro um tom de conversa informal, que poderia estar acontecendo entre o leitor e os personagens.
Entre os entrevistados estão políticos, artistas, médicos, professores e empreendedores. Alguns revelam segredos, como o atual prefeito de Uberlândia, que confessa que não era muito bom aluno. Ou o cantor Lísias Abrão e seu truque para espantar os cantores de fim de noite. Quirino entrevistou também o próprio filho, Maurício Ricardo Quirino, no programa piloto da série.
A coordenação editorial é de Celso Machado, criador do projeto Uberlândia de Ontem e Sempre e do Museu Virtual de Uberlândia. A transcrição e edição dos textos foram feitos pelas jornalistas Adriana Sousa e Cleide Maria Silva Sousa.
O livro é parte do projeto cultural Museu Virtual de Uberlândia, viabilizado com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC). O patrocínio é do Grupo Martins e do Instituto Unimed.
Para Celso Machado, o lançamento do livro é uma homenagem ao jornalista, que talvez tenha sido um dos pioneiros da cidade em trabalhar em todas as mídias existentes até então. “Embora o Luiz Fernando tenha deixado um grande legado, é o primeiro livro sobre ele, que foi uma pessoa marcante na história do jornalismo local”, diz Celso Machado.
O pré-lançamento vai acontecer nessa quinta-feira, 21 de novembro, 16h, no auditório Jerônimo Martins, na Rua Jataí 1150. O evento está dentro da XI Mostra Atitudes Empreendedoras – Vozes que inspiram. Haverá um talkshow com Celso Machado e Maurício Ricardo Quirino, que vai reproduzir a atmosfera das gravações do programa. O evento é gratuito, mas é necessário fazer inscrições. O link é https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfnnHPMFa_V7eaip_F5ow5JbSit6UCY7NiITw-JKWFCh_3nFg/viewform?usp=sf_link .
Museu Virtual de Uberlândia
Criado em 2015, o Museu Virtual de Uberlândia é uma iniciativa pioneira na cidade, que dá visibilidade a um rico acervo audiovisual que faz um resgate da história e memória local. Os vídeos foram gravados desde a década de 1940, alguns foram recuperados de outros acervos e a maior parte é de responsabilidade da Close Comunicação, uma das primeiras produtoras de vídeos profissionais de Uberlândia.
Desde a década de 1990, a Close criou e veiculou conteúdo para televisão, como o Programa Close, Linha Direta, Terra da Gente, Perguntar não Ofende, Uberlândia 2000 e Uberlândia de Ontem e Sempre. Isso sem falar nos documentários e vídeos corporativos. Todo esse acervo vem sendo digitalizado e disponibilizado gratuitamente na plataforma do Museu Virtual de Uberlândia, que soma cerca de mil conteúdos, entre vídeos e fotografias.
A iniciativa Uberlândia de Ontem e Sempre teve início em 2005, com um programa de Televisão. Depois, veio uma revista impressa, o Almanaque. Em 2015, foi lançado o Museu Virtual de Uberlândia, sempre contando com o apoio das Leis de Incentivo para sua realização. O conteúdo está disponível em www.museuvirtualdeuberlandia.com.br.
Agenda
Lançamento do livro Perguntar não Ofende
Talk show com Celso Machado e Maurício Ricardo Quirino
Dia: 21 de novembro, 16h às 18h
Local: Sala Jeronimo Martins, Rua Jataí, 1.150 – Grupo Martins