FEMEC 2025: A HORA E A VEZ DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A FEMEC 2025 – Maior Feira do Agro de Minas – realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia de 31 de março a 4 de abril no Parque de Exposições Camaru, terá como foco principal as aplicações da inteligência artificial (IA) no campo, ressaltando como a tecnologia está transformando a agricultura e a pecuária em todos os níveis de produção.
As expectativas do presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Fonseca, são altas com base nos números da Femec do ano passado que movimentou R$ 2,2 bilhões e atraiu público de 150 mil pessoas durante o evento. Segundo Thiago Fonseca, o tema deste ano “IA – Inteligência Artificial no Campo” mostra que o setor está em linha com novas e mais modernas tecnologias.
O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, está convencido de que a cidade, conhecida pelo seu papel na área de inovação, tem tudo para se tornar a capital brasileira de inteligência artificial face aos investimentos que os diferentes setores da economia têm realizado e ao papel que empresas de tecnologia estão exercendo na região, que é um dos maiores polos atacadistas do país.
Cynthia Guerra Braga e Bianca Neves, do Departamento de Desenvolvimento e Inovação da Prefeitura de Uberlândia, dizem que hoje existem 300 startups já em atuação e 280 em fase final antes de dar o salto para o mercado. Cynthia, que é coordenadora do UberHub Code, que é um programa de incentivo à formação de desenvolvedores de software realizado pelo Instituto UberHub Educação e o ecossistema de inovação da cidade de Uberlândia, com o apoio de diversas entidades, empresas e pessoas físicas interessadas afirma que o objetivo deste projeto é iniciar 21 mil pessoas em lógica de programação até o ano de 2029 e, em consequência disso, fazer com que Uberlândia seja referência nacional desses talentos, que são qualificados e escassos.
É esse fator, aliado ao Centro Tecnológico que abrigará empresas do segmento ao lado rio Uberabinha, nas proximidades do Uberlândia Shopping, na Zona Sul de Uberlândia, que começa a ganhar corpo que dá a certeza ao prefeito de que, e quatro anos, a cidade se tornará referência das modernas ferramentas de tecnologia.
A Sapiens Agro, comandada por Maurício Lemos, é um exemplo de empresa de tecnologia que começa a ganhar espaço no mercado do agronegócio com ferramenta que acompanha a evolução das cotações de commodities agrícolas no mercado nacional e internacional e está desenvolvendo equipes capazes de apontar aos empresários do setor o momento certo de venda ao melhor preço, gerando maior renda ao seu negócio e ao setor agropecuário.