EXCELÊNCIA CULTURAL NO TRIÂNGULO MINEIRO – Instituto Nelson Merola de Uberlândia Recebe Visita de Destaque da CNIC
O Instituto Nelson Merola recebeu na última semana a visita de delegação do Ministério da Cultura que realizou em Uberlândia, MG, a 364ª Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) com o intuito de difundir suas ações. Os representantes do Ministério da Cultura conferiram as ações do projeto Sementes do Amanhã que tem resultado em inserção social e propiciado momentos de lazer, cultura e urbanidade na comunidade do bairro Lagoinha em Uberlândia. Estiveram no local:
⭐ Henilton Menezes — Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural
⭐ Odecir Costa — Diretor de Fomento Indireto
⭐ Luisa Hardman — Coordenadora-Geral da Funarte
⭐ Mônica Debs — Secretária Municipal de Cultura
⭐ Fabiana Queiroz — Representante de Cultura do SEBRAE

A comitiva assistiu a uma apresentação poderosa das crianças e adolescentes do projeto Sementes do Amanhã, que desde 2022 oferece oficinas gratuitas e diárias de teatro afrocentrado, musicalização, canto, dança, hip-hop e muito mais.
A apresentação emocionou profundamente. O secretário Henilton Menezes transmitiu tudo ao vivo para a ministra Margareth Menezes, que ligou imediatamente para parabenizar a gestora cultural Raquel Tibery e o diretor artístico-musical Edu Marra pelo trabalho desenvolvido no território.
É a cultura mostra o seu valor enquanto instrumento de inclusão, renda e lazer.
Referência Regional e Impacto Social
Com 15 anos de atuação, o Instituto Nelson Merola se consolidou na região pela excelência na gestão de projetos incentivados pela Lei Rouanet. Entre suas iniciativas mais reconhecidas está o projeto Olhar da Alma, premiado pelo SEBRAE em 2023.
Nos últimos três anos, o Instituto Nelson Merola teve mais de R$ 10 milhões aprovados em projetos culturais pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Desse total, R$ 2 milhões foram efetivamente captados graças ao apoio fundamental de patrocinadores Master, como Grupo Maqnelson e John Deere, e de doadores pessoa física. A instituição reforça a importância da destinação fiscal via Lei Rouanet para ampliar sua rede de apoiadores.

