FIAT UNO CIAO, TCHAU..TCHAU…

FIAT UNO CIAO, TCHAU..TCHAU…

Carlos Franco

A Fiat iniciou o ano anunciando o fim da era de um dos carros mais populares que já produziu no Brasil: o Fiat Uno. Rodando no país desde 1984, quando foi lançado, o modelo foi o primeiro carro de muitos brasileiros e brasileiras. Após 37 anos de sucesso, por vários anos liderando a venda de carros populares, o Fiat Uno saiu de linha de montagem neste ano de 2022. No mercado de carros usados, que ficou aquecido nos últimos dois anos, com a falta de componentes na linha de montagem dos novos modelos, ele seguiu em alta disputando espaço com o Gol, da Volkswagen, que também sairá de linha a partir do próximo ano.

A despedida do Fiat Uno é movida por paixão e muitas histórias para contar nas redes sociais da marca. A responsável por conteúdo da Stellantis, o grupo empresarial que é dono da marca Fiat, Malu Antonio, reconhece que o Uno é um ícone e marcou a vida de muita gente. “Ele foi o primeiro carro de muitos, esteve presente em importantes momentos e se tornou uma lenda, não só para a história da Fiat, mas para milhões de brasileiros também. Então, preparamos uma despedida que diz um pouco do legado que ele representa.”

Para isso, a montadora acionou a agência de publicidade Leo, Burnett Tailer Made para criar uma campanha à altura do veículo que inclui o lançamento de uma linha especial com 250 unidades intitulada “Uno Ciao”, o tchau na língua italiana.

Com uma campanha audiovisual 100% digital, o filme apresenta o Uno se despedindo do público brasileiro, que o fez ser o carro mais vendido da marca na América Latina. No estilo “Draw my life”, o vídeo traz uma edição acelerada juntamente com ilustrações seguidas da narração do Uno.

Explorando um formato nativo do YouTube, o modelo conta sua história cheia de emoção e relembra lindos momentos que viveu e proporcionou aos seus consumidores, como viagens, passeios em família aos domingos até as longas rotinas de trabalho.

O público também será convidado a interagir de diversas formas ao longo da despedida. O projeto conta com uma série de memes que convocam os internautas a compartilharem as suas histórias com o carro que marcou gerações.

Para os fãs da marca, a Fiat ainda preparou uma parceria com o Buzzfeed por meio de um questionário que vai apontar “Qual Uno você é?”.

Desde seu lançamento no Brasil, em 1984, o Uno nunca foi apenas um carro: foi um verdadeiro ícone pop que caiu no gosto do brasileiro. Foi o carro das famílias, o primeiro carro de muita gente e, claro, foi também o famoso “carro da firma”. No decorrer dos anos, a Fiat inovou, levando tecnologias avançadas para a categoria de carros populares. Resumindo, foi um carro apaixonante. Por isso, merece uma despedida cheia de paixão. Desenvolvemos uma campanha digital trazendo a história do Fiat Uno em um formato nativo do YouTube, além de vários conteúdos interativos que vão relembrar os memes famosos com o carro, as histórias do Uno com as pessoas e a sua trajetória de quase 40 anos pelas ruas do país. É o nosso “Ciao, Bambino” que divulga também a versão de despedida desse carro antológico: o novo Fiat Uno Ciao”, conta Bruno Godinho, diretor de Criação da Leo Burnett TM.

O carro que sai de linha continuará, no entanto, a ser comercializado no mercado de usados e como são milhares de Fiat Uno nas ruas e estradas, ainda que o modelo se despeça, continuará rodando. Vida que segue.

udi udi

Leave a Reply

Your email address will not be published.