O LICEU DE UBERLÂNDIA

O LICEU DE UBERLÂNDIA

O Liceu de Uberlândia, fundado em 15 de janeiro de 1928, pelo então promotor público Mário de Magalhães Porto e o farmacêutico Antônio Vieira Gonçalves logo tornou-se referência de ensino de qualidade e importante centro de formação de normalistas, num tempo em que às mulheres só eram aceitas em tarefas domésticas e formação escolar de crianças.

Pelas dependências do Liceu, que ficava em frente a antiga Estação Central da Mogiana, na Praça Oswaldo Cruz, passaram importantes nomes da cidade. Dirigido por Milton Porto, irmão de Mário, o Liceu durante décadas formou professores e professoras de Uberlândia e região e se destacava nos desfiles escolares com sua imponente fanfarra e, é claro, as balizas, as meninas que trazendo para o presente dos filmes americanos, lembravam as líderes de torcida e que despertavam atentos olhares por onde passavam com delicadeza de seus movimentos.

Do Lyceu, com “y”, hoje restam fotos antigas guardadas no Arquivo Público do Município de Uberlândia e memórias de quem por ele passou e seus descendentes. 

UDICULT

Leave a Reply

Your email address will not be published.