DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA: O ÍNICIO DE TODA A HISTÓRIA
Neste dia 19 de agosto comemoramos o dia mundial da fotografia. Mas poucos sabem o motivo.
Em 1930 o francês Louis Jacques Mandé Daguerre apresentou na Academia de Ciências da França um dispositivo desenvolvido por ele e por Nicephore Niépce com o nome de Daguerreótipo, deu-se o próprio sobrenome, já que Niépce havia morrido pouco antes.
A Daguerreotipia é uma tecnologia que consiste em fixar uma imagem em um placa de cobre revestida com prata, expondo-a a cristais de iodo, possibilitando fazer um registro.
Por conta desse marco, o dia 19 de agosto foi instituído o dia mundial da fotografia, data especial para profissionais da área e para a humanidade, pois a partir desse momento, foi possível registrar nossas histórias através de imagens fixadas fisicamente.
As tecnologias utilizadas foram melhorando com o passar dos anos, desde a primeira fotografia no mundo feita também na França por Joseph Nicephore Niépce, em 1826.
Porém, existem várias controvérsias, desde a formalização do processo da daguerreotipia e outros métodos como o inglês Henry Fox Talbot que desenvolveu outro processo de captação que levou a uma guerra de processo de patentes.
No Brasil a fotografia chegou pelas mãos de Hercules Florence. Naturalista francês que havia se instalado em terras brasileiras desde 1824, mas foi em 1833 que ele realizou experimentos e testes para registrar uma cena, utilizando uma câmera escura e inserindo um equipamento uma chapa de vidro, e para imprimir o retrato fez uso de uma papel sensibilidade quimicamente.
Em documento, ele revelou o seu método para registrar uma imagem e fixá-la utilizando a ação da luz sobre uma camada de prata polida. Foi com esta forma de reprodução que ele realizou, no Rio de Janeiro, a primeira fotografia do Brasil, oficialmente falando.
A partir de então, a evolução da fotografia se fez notadamente na virada do século com o advento da película fotográfica desenvolvida por George Eastman, dono da Kodak, criando também câmeras bem menores e fáceis de manuseio, popularizando a fotografia em pleno século 20. Grande visionário Eastman idealizou o slogan de marketing da sua rede de lojas Kodak com o slogan “Você aperta o botão, nós fazemos o resto”. Daí por diante, tudo é história.
Atualmente a fotografia adaptou-se em conjunto com as tecnologias digitais e aos novos dispositivos desenvolvidos pelas grandes marcas do mercado fotográfico. Aos fotógrafos coube atualizar-se e entender todo esse processo moderno que com o passar do tempo a fotografia se mostrou apta à modernização da nossa comunicação e aos registros da nossa sociedade.
O bom é saber que comum a todas as imagens é a importância do papel da fotografia, influenciando e participando dos processos evolutivos em várias áreas de destaque, como apresentação das funções e usos diversos da imagem fotográfica.
Parabéns a todos os fotógrafos, vida longa!
Francisco Jr.
imagens: divulgação