FEMEC 2025: O PODER DA IA NO AGRO

FEMEC 2025: O PODER DA IA NO AGRO

Carlos Franco

 

Esqueça aquela imagem lúdica e nostálgica do homem do campo que o cancioneiro popular imortalizou por meio de uma casinha no alto de uma colina, uma plantação a perder de vista e até um menino na porteira esperando um moço passar para tocar seu berrante depois da pastagem diária da boiada numa estrada de Ouro Fino. A agricultura e a pecuária hoje estão absolutamente antenadas com as novas tecnologias. No futuro, que já chegou, a integração de IA com outras tecnologias, como big data, central de informações de grande porte e capacidade e a internet das coisas (IoT), deve tornar a produção agropecuária ainda mais inteligente e adaptável.

Por isso, a FEMEC 2025 – Maior Feira do Agro de Minas – realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia de 31 de março a 4 de abril no Parque de Exposições Camaru, terá como foco principal as aplicações da inteligência artificial (IA) no campo e outras tecnologias inteligentes que estão desempenhando um papel cada vez mais crucial no segmento, revolucionando a produção agropecuária. Para Thiago Fonseca, presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, o tema é instigante para o setor avaliar o que tinha, o que tem hoje e o que terá no futuro assegurando maior produtividade e melhor qualidade e maior renda.

Aqui, Udicult apresenta algumas das principais aplicações e benefícios da inteligência artificial no campo:

1 .Agricultura de Precisão

Monitoramento de Culturas: Drones, satélites e sensores IoT, a chamada internet das coisas, qualquer coisa, coletam dados em tempo real sobre umidade do solo, saúde das plantas, pragas e doenças, permitindo decisões mais precisas.

Otimização de Insumos: A IA ajuda a aplicar água, fertilizantes e pesticidas apenas onde e quando necessário, reduzindo custos e impactos ambientais.

Previsão de Safras: Algoritmos de machine learning, o aprendizado de máquina ou aprendizagem de máquina que é uma tecnologia que permite que computadores aprendam e melhorem automaticamente, analisam dados históricos e climáticos para prever rendimentos e planejar colheitas.

 

  1. Pecuária Inteligente

Monitoramento Animal: Sensores e wearables (como colares e chips, muito comuns nas orelhas dos animais) rastreiam saúde, reprodução, alimentação e movimentação do gado, identificando doenças precocemente.

Bem-estar Animal: Câmeras com visão computacional detectam estresse ou comportamentos anormais nos animais.

Melhoramento Genético: A IA auxilia na seleção de animais com características desejáveis, acelerando programas de reprodução.

3. Automação e Robótica

Colheita Mecanizada: Robôs equipados com IA identificam e colhem frutas e vegetais no ponto ideal de maturação.

Tratores Autônomos: Máquinas autoguiadas reduzem a necessidade de mão de obra humana e aumentam a eficiência.

4. Gestão de Recursos e Sustentabilidade

Uso Eficiente de Água: Sistemas inteligentes de irrigação ajustam o consumo com base em dados meteorológicos e do solo.

Redução de Agrotóxicos: A IA identifica pragas e doenças de forma precisa, permitindo o controle localizado e reduzindo químicos.

Agricultura Vertical e Hidroponia: Algoritmos otimizam condições de crescimento em ambientes controlados, aumentando produtividade.

5. Mercado e Cadeia de Suprimentos

Previsão de Demanda: A IA analisa tendências de mercado para ajustar a produção e evitar desperdícios.

Rastreabilidade: Blockchain e IA garantem transparência na origem e qualidade dos produtos agropecuários.

6. Resiliência Climática

Modelos Preditivos: A IA ajuda agricultores a se adaptarem a mudanças climáticas, sugerindo culturas mais resistentes ou ajustes no calendário agrícola.

Conclusão

A inteligência artificial está transformando a agricultura e pecuária em setores mais eficientes, sustentáveis e lucrativos, reduzindo perdas e otimizando recursos. No futuro, a integração de IA com outras tecnologias, como big data e IoT, deve tornar a produção agropecuária ainda mais inteligente e adaptável.

editoraolympia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *